AeroEntusiasta :: FAB DEVE ARRENDAR BOEING 767-300ER

FAB DEVE ARRENDAR BOEING 767-300ER


Site AeroEntusiasta ©  AE 016/16

A desativação dos KC-137 (Boeing 707) em meados de 2013, a Força Aérea Brasileira perdeu a capacidade logística para transporte de longo alcançe e capacidade. Atualmente as missões de transporte de tropas e cargas são realizadas pelos C-130M e C-195, aeronaves de alcance e capacidade limitadas. A missão presidencial é realizada por um Airbus A319ACJ e dois Embraer 190, os quais tem limitações de autonomia, o que aumenta os custos dos voos de longo curso devido as escalas para reabastecimento e eventuais pernoites.

Devido o atual cenário político-econômico nacional e os atrasos no projeto KC-X2, que visa a aquisição de um novo avião para subsituir os KC-137, O Governo Brasileiro decidiu arredar uma aeronave de grande capacidade de carga e longo alcance, para suprir emergencialmente a lacuna logística deixada pela aposentaria dos KC-137.

Desta forma, a  Comissão Aeronáutica Brasileira em Washigton (CABW - www.cabw.org) lançou um edital para leasing de um Boeing 767-300ER por um período de 36 meses, prorrogável por 12 meses. O edital será publicado até o final de abril e o vencedor será aquele que oferecer o avião pelo menor valor global. No edital não há menção sobre a capacidade para realizar reabastecimento em voo.

> Acesse o edital: www.cabw.org/edital/REIFB160335.pdf

O Boeing 767 será operado pelo 2º/2º Grupo de Transportes "Esquadrão Corsário", que já tem pilotos treinados pela TAM/ABSA. Segundo o edital a aeronave deverá ser entregue com a pintura (camuflagem) cinza e marcas da FAB. Informações publicadas nas redes sociais (não oficiais), indicam que a  matrícula do 767 deverá ser FAB 2405. 

O edital apresenta alguns detalhes sobre o Boeing 767, objeto do leasing:

  • A aeronave não deverá ter mais de 25 anos; 
  • não poderá ter sido envolvida em acidente;
  • ETOPS 180
  • deverá ter capacidade para transportar passageiros em duas classes (de 24 a 32 na business e até 230 na econômica);
  • assentos reclináveis 180 graus na business;
  • portas de carga;
  • 30 containers LD-2;
  • deverá estar com todos os checks de manutenção em dia.

 

A imagem acima mostra o Boeing 767-300 da Força Aérea Chilena, similar ao que a FAB deverá arrendar.

 

 >>>Clique AQUI para acompanhar e comentar este assunto no AeroFórum.

 

 Mais sobre a Força Aérea Brasileira:

( Foto: Fábio Luís Fonseca © PUQ 10/2009 )

---------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para: 

fabio@aeroentusiasta.com.br ou francisco@aeroentusiasta.com.br

---------------------------------------------------------------------------------


Comentários





Voltar














:: Parceiros

AEROFÓRUM


Flickr AE


Instagram AE


AE BLOG


CRONOLOGIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA


CAVOK


Aviação Brasil


MUNDO AERONÁUTICO


AVIAÇÃO EM FLORIPA


UZ7


Runway15


:: Conecte-se!

RSS Feed Twitter Facebook

:: Equipe AeroEntusiasta

Idealizador
Fábio Luís Fonseca (POA)

Equipe
Arthur Amaral (CGR)
Bruno Sales (CGR)
Emerson S. Daniel (LDB)
Fábio Luís Fonseca (POA)
Francisco Malheiros (CGR)
Jonas Liasch (LDB)
Rosvalmir Afonso (CWB)

Site AeroEntusiasta
Desde: 28/05/2000
Ano: XI

Ninguém está autorizado a utilizar ou se apresentar em nome do Site AeroEntusiasta e do AeroFórum sem a expressa autorização e conhecimento da Equipe AeroEntusiasta.