AeroEntusiasta :: EMBRAER KC-390 REALIZA O PRIMEIRO VOO

EMBRAER KC-390 REALIZA O PRIMEIRO VOO


Embraer © / AE 002

São José dos Campos – SP, 3 de fevereiro de 2015 – A Embraer realizou hoje, com sucesso, o primeiro voo do novo jato de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390. Os pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker voaram a aeronave por 1 hora e 25 minutos, realizando avaliação de qualidades de voo e de desempenho.

“Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmos a tarefa que nos foi confiada. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando provavelmente o maior desafio tecnológico que a Empresa já enfrentou em sua história. Estamos verdadeiramente realizados por atingir este importante marco”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.

“O programa continua avançando conforme planejado e o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Orgulhamo-nos por mais uma vez mantermos nossos compromissos no desenvolvimento desta aeronave que estabelecerá um novo padrão na categoria dos aviões de transporte militar tático.”

"O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Aeronáutica.

Em seu voo inaugural, o KC-390 realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas, tendo sido beneficiado por uma campanha avançada de simulações e de extensivos testes em solo. “O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível”, disse o comandante Louzada. “O avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire e os aviônicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso.”

Sobre o KC-390

O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Trata-se de uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países, totalizando mais 32 aeronaves. 

 

*** CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA AMPLIÁ-LA

 

Outras notícias sobre o Embraer KC-390:

( Foto: Embraer © GPX 03/02/2015 )

---------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para: 

fabio@aeroentusiasta.com.br ou francisco@aeroentusiasta.com.br

---------------------------------------------------------------------------------


Comentários





Voltar














:: Parceiros

AEROFÓRUM


Flickr AE


Instagram AE


AE BLOG


CRONOLOGIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA


CAVOK


Aviação Brasil


MUNDO AERONÁUTICO


AVIAÇÃO EM FLORIPA


UZ7


Runway15


:: Conecte-se!

RSS Feed Twitter Facebook

:: Equipe AeroEntusiasta

Idealizador
Fábio Luís Fonseca (POA)

Equipe
Arthur Amaral (CGR)
Bruno Sales (CGR)
Emerson S. Daniel (LDB)
Fábio Luís Fonseca (POA)
Francisco Malheiros (CGR)
Jonas Liasch (LDB)
Rosvalmir Afonso (CWB)

Site AeroEntusiasta
Desde: 28/05/2000
Ano: XI

Ninguém está autorizado a utilizar ou se apresentar em nome do Site AeroEntusiasta e do AeroFórum sem a expressa autorização e conhecimento da Equipe AeroEntusiasta.