AeroEntusiasta :: "BRASIL: PAÍS POBRE, É PAÍS SEM MEMÓRIA"

"BRASIL: PAÍS POBRE, É PAÍS SEM MEMÓRIA"


* Atualiação: 29/MAR as 21:15LT

Uma singela homenagem ao saudoso FAB 2401 / PP-VJY! 

( Foto: Vito Cedrini © GIG 19/08/1980 )

---------------------------------------------------------------------------------

Comandante W. Duck © / AE 025

Eu recebi as fotos acima de uma pessoa que trabalha com sucatas, e que registrou o desmanche de dois Boeing 707 da FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)

O FAB 2401 (cn 19840), ex.VARIG PP-VJY, que servia a Presidência da República, foi impiedosamente destruído no pátio militar do Galeão, ao ar livre, para a alegria daqueles que o apelidaram jocosamente de "sucatão". Por sua vez, o FAB 2403 (cn 20008), ex.VARIG PP-VJH, foi desmontado dentro do hangar do PAMA/RJ.

Todos os Boeing 707 que a FAB operou foram da VARIG, inclusive o FAB 2400, que nunca chegou a ser recebido pela força aérea. Ele era o PP-VJK (cn 19822), que sofreu um trágico acidente na Costa do Marfim, dias antes da VARIG entregá-lo ao novo operador. 

O FAB 2404 (cn 19870), ex.VARIG PP-VLK, sofreu um acidente no Haiti no ano passado, e muito provavelmente foi desmanchado por lá mesmo. Ainda mantendo as condições de vôo, só sobrou mesmo o FAB 2402 (cn 19842), ex. PP-VJX, que está sendo negociado com o a Força Aérea do Chile, mas que nos estamos torcendo para que ele vá para o Museu da TAM ou para o MUSAL.

Ao contrário do meu conhecido que trabalha com sucatas, eu não tenho como não ficar triste quando vejo, mesmo que já estejam combalidos e que não tenham mais condições operacionais, aviões sendo demolidos, mas sei que esse é o jogo da vida e não há como mudar. Por melhor que tenha sido a manutenção que eles receberam na VARIG e na FAB, a idade chega, as horas de voo se acumulam, os ciclos de pressurização e o número de pousos também vão se somando e chega um dia em que não dá mais. 

Honra e glória a esses queridos heróis alados!

Espero que novos tempos venham, que novos ventos soprem sobre a nossa amada Pátria mãe gentil e que eles sejam substituídos à altura. À altura, é claro que em termos de aeronaves mais modernas e atualizadas, porque "maquinão" como o Boeing 707 vai ser difícil a indústria aeronáutica conseguir igualar.

É claro que agora existem aviões mais velozes, mais econômicos, mais fáceis de pilotar e cheios dos "trique-triques" eletrônicos, mas bicho porreta igual ao 707 e a alguns outros da geração dele, não tem e vai ser difícil aparecer. 

Quem pilotou, pilotou, quem não pilotou, não sabe o que perdeu.

* Nota do editor: essas imagens acima literalmente cortam o nosso coração. Quem gosta de aviação, gosta do Boeing 707! Se perdeu aí uma grande chance de preservar uma célula em museu, para que nossos filhos e seus descendentes, pudessem conhecer o verdadeiro clássico da aviação mundial. Restou o inteiro o 2402 ainda em condições de voo, e que pelo andar da carruagem será despachado para outro país. Triste sexta-feira para a aviação brasileira.

Mais sobre a Força Aérea Brasileira:

( Fotos: Lodestar (2402) © e Arquivo Cmte. W. Duck (2401 e 2403) | GIG 03/2014 )

---------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br ou msato@aeroentusiasta.com.br

---------------------------------------------------------------------------------


Comentários





Voltar














:: Parceiros

AEROFÓRUM


Flickr AE


Instagram AE


AE BLOG


CRONOLOGIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA


CAVOK


Aviação Brasil


MUNDO AERONÁUTICO


AVIAÇÃO EM FLORIPA


UZ7


Runway15


:: Conecte-se!

RSS Feed Twitter Facebook

:: Equipe AeroEntusiasta

Idealizador
Fábio Luís Fonseca (POA)

Equipe
Arthur Amaral (CGR)
Bruno Sales (CGR)
Emerson S. Daniel (LDB)
Fábio Luís Fonseca (POA)
Francisco Malheiros (CGR)
Jonas Liasch (LDB)
Rosvalmir Afonso (CWB)

Site AeroEntusiasta
Desde: 28/05/2000
Ano: XI

Ninguém está autorizado a utilizar ou se apresentar em nome do Site AeroEntusiasta e do AeroFórum sem a expressa autorização e conhecimento da Equipe AeroEntusiasta.