AeroEntusiasta :: FAB: ADEUS AOS ÚLTIMOS BOEINGS 707 BRASILEIROS

FAB: ADEUS AOS ÚLTIMOS BOEINGS 707 BRASILEIROS


No último dia 10/OUT a FORÇA AÉREA BRASILEIRA retirou definitivamente de serviço os seus Boeings 707, militarmente designados como KC-137, marcando o fim de uma era na aviação nacional.

Recebidos entre 1986 e 1987, os quatro KC-137 que compunham a frota da FAB, matriculados de 2401 a 2404, foram fabricados no final da década de 1960, e voavam na VARIG antes de serem comprados pelo Governo Federal (ver tabela abaixo). A unidade escolhida para recebê-los foi no  2º/2º Grupo de Transporte "Esquadrão Corsário", criado em 1968 e sediado na Base Aérea do Galeão/RJ (BAGL).  

Um dos quatro Boeings 707 originalmente escolhidos pela FAB, o PP-VJK (cn 19822) - futuro FAB 2400 - foi destruído em acidente na Costa do Marfim, África, em 03/JAN/1987, enquanto realizava o voo RG797 Abidjan (ABJ) - Galeão (GIG). Com esta trágica perda, a Força Aérea selecionou outro jato da Varig, o qual recebeu a matrícula 2401.

Para assumir as atividades militares, todos passaram por revisão no Centro de Manutenção da Varig em Porto Alegre/RS (POA), e após enviados para a Boeing Military Aircraft Company, em Wichita/USA onde seriam modificados. Reforços estruturais, instalação de escada traseira, APU, sistema completo para o reabastecimento em voo (REVO), foram algumas das grandes modificações realizadas nos "novos" KC-137 fabianos. 

Transportando passageiros civis e militares, cargas ou realizando missões de reabastecimento em voo (REVO), esses clássicos quadrimotores voaram para todos os quadrantes do globo terrestre, sendo chamados para diversas missões desde transportes de tropas militares pelo Brasil, até operações de ajuda humanitária em Moçambique, na África. 

Durante a grave crise que atingiu a aviação comercial brasileira no final de 2006,  algumas companhias aéreas não estavam sendo capazes de transportar os seus clientes, deixando centenas de pessoas presas nos aeroportos. Chamado emergencialmente pelo Comando da Aeronáutica, o 2º/2º GT configurou dois KC-137 na versão "full pax" (passageiros) para realizar alguns voos da TAM, fazendo os Boeings 707 voltarem ao tempo que transportavam passageiros pelo Brasil.

Por falar em transporte de pessoas, o KC-137 matricula FAB 2401, foi escolhido para ser o avião oficial do Presidente da República Federativa do Brasil. Mesmo não fazendo parte da frota do GTE (Grupo de Transporte Especial), esquadrão responsável pelo transporte das autoridades, o "2401"  recebeu a pintura diferenciada (branca) e um kit móvel para a configuração VIP, habilitando-o para missões presidenciais. Quando não estava servindo ao alto escalão da República, o "2401" realizava as missões de rotina pertinentes ao Esquadrão Corsário, e entre elas inclusive o reabastecimento em voo (REVO). 

Todos os quatro 707 da FAB receberam o kit para REVO, e por este motivo foram designados "KC-137". Tradicionalmente algumas forças aéreas, entre elas a brasileira, utilizam a letra "K" para designar um avião com capacidade para efetuar este tipo de missão. O primeiro REVO realizado por um KC-137 brasileiro ocorreu em 02/DEZ/1986, quando o FAB 2403 reabasteceu quatro caças F-5 do 1º GAVCA "Esquadrão Jambok" entre Brasília e o Rio de Janeiro, na última etapa do voo de translado da Boeing para o Brasil. 

Apesar da excelência da manutenção da Força Aérea Brasileira, os quatro Boeings 707 tinham mais de 45 anos e se aproximavam do final da vida operacional. O acidente com o FAB-2404 ocorrido em 26/MAI no Aeroporto Internacional de Porto Príncipe/Haiti (PAP), fez com que o Alto Comando da Aeronáutica decidisse pela aposentadoria definitiva dos três KC-137 remanescentes. 

Desde então o "Corsário" encostou os jatos nos hangares aguardando a cerimônia oficial que ocorreu na última quinta-feira (10/OUT), na Base Aérea do Galeão/RJ (BAGL). Após 27 anos voando para a FAB, o 2402 foi estacionado diante da tropa postada, para receber as últimas homenagens em discursos emocionadas por aqueles que voaram os últimos Boeings 707 brasileiros.

Mais sobre a Força Aérea Brasileira:

 

( Fotos: Fábio Luís Fonseca © Arquivo AeroEntusiasta )

---------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br ou msato@aeroentusiasta.com.br

---------------------------------------------------------------------------------


Comentários





Voltar














:: Parceiros

AEROFÓRUM


Flickr AE


Instagram AE


Livro: 90 ANOS AVIAÇÃO


AeroMuseu


Revista Asas


CAVOK


MUNDO AERONÁUTICO


Unicruz


AVIAÇÃO EM FLORIPA


UZ7


Runway15


:: Conecte-se!

RSS Feed Twitter Facebook

:: Equipe AeroEntusiasta

Idealizador
Fábio Luís Fonseca (POA)

Equipe
Arthur Amaral (CGR)
Bruno Sales (CGR)
Emerson S. Daniel (LDB)
Fábio Luís Fonseca (POA)
Francisco Malheiros (CGR)
Jonas Liasch (LDB)
Rosvalmir Afonso (CWB)

Site AeroEntusiasta
Desde: 28/05/2000
Ano: XI

Ninguém está autorizado a utilizar ou se apresentar em nome do Site AeroEntusiasta e do AeroFórum sem a expressa autorização e conhecimento da Equipe AeroEntusiasta.