AeroEntusiasta :: FAB RECEBE O PRIMEIRO AMX MODERNIZADO

FAB RECEBE O PRIMEIRO AMX MODERNIZADO


A FORÇA AÉREA BRASILEIRA recebeu oficialmente hoje (03/SET) o primeiro caça AMX modernizado pela Embraer. A cerimônia realizada em Gavião Peixoto/SP (GPX), contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, do Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, e diversos oficiais-generais do Alto Comando da Aeronáutica e funcionários da empresa. 

O primeiro A-1M (nova designação), o FAB 5520 (cn BX021), foi entregue ao 1º/16º GAV "Esquadrão Adelphi", sediado na Base Aérea de Santra Cruz/RJ (BASC).

Além da completa revitalização estrutural, muitas alterações e modificações foram implementadas nos A1 modernizados. O cockpit passa a ser totalmente digitalizado, o que  otimiza a visualização das informações pelo piloto, diminuindo sensivelmente a carga de trabalho. A  cabine e a iluminação externa foram adaptadas para que os pilotos possam utilizar o óculos de visão noturna (NVG). A instalação de uma suíte de guerra eletrônica com sistema de autodefesa integrado, permite que o próprio avião detecte as ameaças e dispare automaticamente os flares. A incorporação do sistema de comunicação eletrônica datalink, permite troca de informações on-line/real-time com outros vetores da FAB, e principalmente com as plataformas de vigilância aerotransportadas R-99. Uma gama de armamentos inteligentes foram incorporados, e em conjunto com o novo radar multimodo SCP-01, aumenta sensivelmente o alcance e a precisão em alvos sobre a terra ou mar. 

O FAB 5520 é o primeiro recebido de um total de 43 AMX que passarão pela modernização, sendo 33 "mono" (A-1M) e 10 "biplace" (A-1BM). Nesta semana a FAB recolhe para a Embraer a vigésima aeronave que iniciará o processo de retrofit, calculado em um ano de trabalho por avião. Até o final de 2013 o "Esquadrão Adelphi" receberá mais dois A-1M, e em breve as unidades sediadas em na Base Aérea de Santa Maria/RS (BASM), o 1º/10º GAV "Esquadrão Poker" e o 3º/10º GAV "Esquadrão Centauro", também terão seus A1 modernizados. 

( Foto: Agência Força Aérea | Sgt Batista © GPX 03/09/2013 )

---------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br ou msato@aeroentusiasta.com.br

---------------------------------------------------------------------------------


Comentários





Voltar














:: Parceiros

AEROFÓRUM


Flickr AE


Instagram AE


EXPOMARTE 2017


Livro: 90 ANOS AVIAÇÃO


AeroMuseu


Revista Asas


CAVOK


MUNDO AERONÁUTICO


Unicruz


AVIAÇÃO EM FLORIPA


UZ7


Runway15


:: Conecte-se!

RSS Feed Twitter Facebook

:: Equipe AeroEntusiasta

Idealizador
Fábio Luís Fonseca (POA)

Equipe
Arthur Amaral (CGR)
Bruno Sales (CGR)
Emerson S. Daniel (LDB)
Fábio Luís Fonseca (POA)
Francisco Malheiros (CGR)
Jonas Liasch (LDB)
Rosvalmir Afonso (CWB)

Site AeroEntusiasta
Desde: 28/05/2000
Ano: XI

Ninguém está autorizado a utilizar ou se apresentar em nome do Site AeroEntusiasta e do AeroFórum sem a expressa autorização e conhecimento da Equipe AeroEntusiasta.