AeroEntusiasta :: FAB: INSPEÇÃO EM VOO. 54 ANOS DE BRASIL !

FAB: INSPEÇÃO EM VOO. 54 ANOS DE BRASIL !


Belíssima imagem histórica do Douglas EC-47 FAB 2065, o primeiro avião-laboratório nacional, equipado com equipamentos de aferição e calibragem. Este clássico "Dakota" serviu como calibrador na FAB de 1956 até 1976.

( Foto: Vito Cedrini © SDU 18/05/1972 |Site AeroEntusiasta )

----

O dia 21 de fevereiro marcou os 54 anos da primeira inspeção em voo ocorrida em nosso território, com aeronave e tripulação brasileiras. O primeiro avião-laboratório nacional, especialmente equipado com laboratório de aferição e calibragem, foi o Douglas EC-47 FAB 2065.

No longínquo fevereiro de 1959 o EC-47 decolou para sua primeira missão, onde efetuou verificações na região do Sítio de Itaipuaçu/RJ, visando adequação do local para instalação de um VOR. O "Dakota" foi utilizado como calibrador até o ano de 1976, quando a FAB recebeu os Embraer EC-95 Bandeirante.

Atualmente o GRUPO ESPECIAL DE INSPEÇÃO EM VOO (GEIV), da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, dispõem de dez aviões-laboratório sendo quatro jatos Hawker IU-93A (FAB 6050 a 6053) e seis turbo-hélices IC-95 B/C "Bandeirante" (FAB 2307 / 2327 / 2328 / 2331 / 2334 / 2338), além de um C-95 cargueiro para o transporte logístico da unidade.

O GEIV homologa, inspeciona em voo e mantém aferidos todos os auxílios instalados no território brasileiro. A unidade inspeciona periodicamente equipamentos de comunicação, de trajetória de aproximação visual (VASIS/AVASIS), de trajetória de aproximação de precisão (PAPIS), de recalada (VHF-DF), omnidirecionais em VHF (VOR), medidores de distância (DME), além de aferir sistemas de pouso por instrumentos (ILS), sistemas de luzes de aproximação (ALS), radiofaróis não direcionais (NDB), radares (primário e secundário) e radares de aproximação de precisão (PAR), perfazendo um total de aproximadamente 900 equipamentos de auxílio à navegação aérea em todo território nacional. A unidade também realiza inspeções em voo, eventualmente, em outros países da América do Sul, por meio de contratos firmados internacionalmente.

O pequeno texto acima demonstra minimamente a enorme importância do GEIV, para a segurança da aviação nacional. Portanto, nos cabe saudar esta data histórica. Parabéns ao GEIV !

A foto acima mostra o EC-93A (FAB 6051) nas cores que utilizou até o ano de 2008, quando passou a ostentar um novo padrão de pintura e a designação IU-93A.

( Foto: Fábio Luís Fonseca © BEL 11/08/2001 |Site AeroEntusiasta )

---------------------------------------------------------------------------------

Colabore com o Site AeroEntusiasta, enviando comentários, críticas, notícias, imagens, sugestões, etc., para: fabio@aeroentusiasta.com.br ou msato@aeroentusiasta.com.br

---------------------------------------------------------------------------------


Comentários





Voltar














:: Parceiros

AEROFÓRUM


Flickr AE


Instagram AE


AE BLOG


CRONOLOGIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA


CAVOK


Aviação Brasil


MUNDO AERONÁUTICO


AVIAÇÃO EM FLORIPA


UZ7


Runway15


:: Conecte-se!

RSS Feed Twitter Facebook

:: Equipe AeroEntusiasta

Idealizador
Fábio Luís Fonseca (POA)

Equipe
Arthur Amaral (CGR)
Bruno Sales (CGR)
Emerson S. Daniel (LDB)
Fábio Luís Fonseca (POA)
Francisco Malheiros (CGR)
Jonas Liasch (LDB)
Rosvalmir Afonso (CWB)

Site AeroEntusiasta
Desde: 28/05/2000
Ano: XI

Ninguém está autorizado a utilizar ou se apresentar em nome do Site AeroEntusiasta e do AeroFórum sem a expressa autorização e conhecimento da Equipe AeroEntusiasta.