AeroEntusiasta :: LINEAGE 1000 EMPRESTADO PARA A FAB

LINEAGE 1000 EMPRESTADO PARA A FAB


O GTE (Grupo de Transportes Especiais) da FAB (Força Aérea Brasileira) desde o dia 17/02 está operando uma aeronave emprestada pela Embraer. Trata-se do jato executivo de alto luxo, Lineage 1000 (EMB-190BJ # cn 19000177), que irá voar temporariamente como aeronave reserva dos dois jatos EMB-190 (FAB 2590 e 2591) da Presidência da República. O motivo do empréstimo, divulgado em nota oficial, se deve a manutenção programada (remodelação de interiores) que os dois VC-2 irão ser submetidos.

A similaridade das operações entre as aeronaves da família 190 da Embraer, origem do jato VIP Lineage 1000, foi um ponto positivo destacado da FAB além, é claro, a total ausência de custos financeiros para a União.

O novo Lineage 1000 da FAB, assim como os dois EMB-190, recebeu a designação militar VC-2, a matrícula FAB 2592, além da pintura completa padrão do GTE. A única diferença externa entre o jato emprestado e os dois VC-2 próprios, é a ausência do nome de batismo na parte dianteira doa fuselagem.

O Lineage 1000 da FAB foi utilizado pela Embraer como demonstrador para clientes europeus no ano passado. Com a matrícula brasileira PT-SDD a aeronave chegou a ter aplicada na fuselagem a matrícula inglesa G-RBNA da companhia Flairjet, que não chegou a operar a aeronave. Curiosamente a matrícula inglesa esteve sempre coberta com um adesivo preto.

Abaixo a nota oficial da FAB:  

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6737

21/02/2011 - 14h55

NOTA OFICIAL: Grupo de Transporte Especial (GTE) recebe aeronave Lineage 1000

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que hoje, 17 de fevereiro, começou a operar no Grupo de Transporte Especial (GTE) uma aeronave EMBRAER Lineage 1000 (FAB 2592). O avião, de propriedade da EMBRAER, será utilizado temporariamente em missões de apoio à Presidência da República.

O FAB 2592 permanecerá em operação para substituir os dois EMBRAER 190 que passarão nos próximos meses, cada um a seu tempo, por manutenção programada. Essa operação não acarretará novos custos financeiros para o Comando da Aeronáutica.

A entrega antecipada do equipamento ao GTE visa a familiarizar as tripulações do EMBRAER 190 ao novo avião, que atinge a velocidade de 890 Km/h, com alcance máximo de 8.300 Km.

Brasília, 17 de fevereiro de 2011.

Coronel Aviador Marcelo Kanitz Damasceno

Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA



(Fotos: Ricardo Hebmuller © www.AeroEntusiasta.com.br)


Comentários





Voltar














:: Parceiros

AEROFÓRUM


Flickr AE


Instagram AE


AE BLOG


CRONOLOGIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA


CAVOK


Aviação Brasil


MUNDO AERONÁUTICO


AVIAÇÃO EM FLORIPA


UZ7


Runway15


:: Conecte-se!

RSS Feed Twitter Facebook

:: Equipe AeroEntusiasta

Idealizador
Fábio Luís Fonseca (POA)

Equipe
Arthur Amaral (CGR)
Bruno Sales (CGR)
Emerson S. Daniel (LDB)
Fábio Luís Fonseca (POA)
Francisco Malheiros (CGR)
Jonas Liasch (LDB)
Rosvalmir Afonso (CWB)

Site AeroEntusiasta
Desde: 28/05/2000
Ano: XI

Ninguém está autorizado a utilizar ou se apresentar em nome do Site AeroEntusiasta e do AeroFórum sem a expressa autorização e conhecimento da Equipe AeroEntusiasta.