TBA: Wideboeing em POA

por Fernando Milke # Março/2010 | Voltar

A saudosa e inesquecível TransBrasil foi a primeira companhia aérea da América Latina a voar com Boeing 767. A partir de junho de 1983 os brasileiros também já podiam usufruir nas principais rotas da TransBrasil o conforto destes novos e modernos widebodies de então última geração que ingressavam nas frotas das maiores empresas mundiais da época.

O Boeing 767-200 N604TW visitou o Salgado Filho antes do início dos voos regulares naquela movimentada tarde da quinta-feira da Páscoa de 1994 estacionando ao lado do Boeing 707 CX-BNU da Pluna!

Mas com o hub em Brasília a Região Sul não era o foco principal da TransBrasil e somente em 1995 começamos a ver os coloridos Boeing 767 da TBA pousando regularmente em Porto Alegre no voo diário de Buenos Aires (Ezeiza). Lembro que decolava no início da tarde com retorno ao Aeroporto Internacional Salgado Filho já no final da tarde, horário propício para boas fotos no antigo terraço – inicialmente com  os 767-200 e 200ER e posteriormente também com os 767-300ER. Naquela época os entusiastas e também os controladores de voo não tinham dúvidas quanto ao ‘tipo de equipamento’ daquele voo pois a inconfundível fonia dos rádios Philips já identificava: é 767!

Tarde de um sábado cavok de 1995, o antigo terraço aberto ainda sem vidros e dois Boeing 767-200 da TransBrasil juntos em POA!

Iniciamos o segundo semestre de 1998 tristes pelo fim dos Boeing 767 da American no Salgado Filho (veja o artigo ‘American Airlines em POA’) mas depois felizes e um tanto já desconfiados pela anúncio da TransBrasil anexo: a partir de 4 de outubro seriam 4 voos diários POA-GRU com Boeing 767, ou seja, vários "WideBoeing" (chamados assim pela companhia) pousando e decolando aqui – bah tchê, trilegal! Naquela época o antigo DAC não permitia voos diretos para Congonhas, só com escalas (liberados apenas em 2003) e os voos diretos para Guarulhos eram a opção mais rápida para São Paulo.

Photobucket Photobucket

Em outubro de 1998 os WideBoeing invadiram Porto Alegre!

Mas novamente a alegria durou pouco e já em 1999 os "BabyBoeing" (737) foram aos poucos assumindo novamente estes voos. Felizmente alguns horários permaneceram com os 767-200 e/ou 300 e ainda lembro da tarde fria e cavok do domingo 25/06/2000 quando fui para Guarulhos no voo TR1203 a bordo do confortável Boeing 767-2Q4 PT-TAC com ótimo atendimento desde o check-in e o embarque realizados no antigo terminal de passageiros, um voo inesquecível! Já o meu irmão Eduardo fez POA-GRU no Boeing 767-2Q4 PT-TAA (voo TR9008 em 23/11/2001) 10 dias antes da TransBrasil encerrar suas atividades em 03/12/2001.

Photobucket Photobucket

Os Boeing 767-300ER chegando de Buenos Aires sempre no final da tarde.

Photobucket Photobucket

TransBrasil de visual renovado durante seus 3 últimos anos de operação.

 

 


Voltar

:: Parceiros

AEROFÓRUM


Flickr AE


Instagram AE


AE BLOG


CRONOLOGIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA


CAVOK


Aviação Brasil


MUNDO AERONÁUTICO


AVIAÇÃO EM FLORIPA


UZ7


Runway15


:: Conecte-se!

RSS Feed Twitter Facebook

:: Equipe AeroEntusiasta

Idealizador
Fábio Luís Fonseca (POA)

Equipe
Arthur Amaral (CGR)
Bruno Sales (CGR)
Emerson S. Daniel (LDB)
Fábio Luís Fonseca (POA)
Francisco Malheiros (CGR)
Jonas Liasch (LDB)
Rosvalmir Afonso (CWB)

Site AeroEntusiasta
Desde: 28/05/2000
Ano: XI

Ninguém está autorizado a utilizar ou se apresentar em nome do Site AeroEntusiasta e do AeroFórum sem a expressa autorização e conhecimento da Equipe AeroEntusiasta.